sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Igreja dos Mórmons

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (coloquialmente referida como a Igreja Mórmon) é uma igreja de fundamentação cristã, com características restauracionistas. O nome oficial da igreja se refere a Jesus Cristo como seu líder e a conversão dos fiéis, ou santos, à igreja, na última dispensação — de onde surge a referência aos últimos dias. O termo santos é a mesma denominação usada na época que Jesus Cristo veio a Palestina (veja Atos 9:13, 9:32,9:41 e 26:10).

A Igreja está sediada em Salt Lake City, Utah, e estabeleceu congregações em todo o mundo. A partir de 2007, a Igreja relatou um pouco mais de 13,5 milhões de membros em todo o mundo,
 com pouco mais de 1 milhão no Brasil.

Os adeptos, habitualmente referidos como Santos dos Últimos Dias (SUD) ou mórmons, são cristãos restauracionistas e conservadores e não são uma parte dos católicos, ortodoxos, protestantes ou tradições. À semelhança de outras organizações Restauracionistas, a igreja ensina que, após os eventos descritos no Novo Testamento, houve uma grande apostasia, da verdadeira fé cristã e o sacerdócio. A Igreja ensina que esta verdadeira fé e sacerdócio foram restauradas por Joseph Smith Jr.. através da profecia e da visitação dos anjos, no início de 1820. Assim, a Igreja ensina que é a única organização na Terra, com autoridade para realizar ordenanças válidas (como o batismo ou o Sacramento). A Igreja também pratica outras ordenanças, restauradas por meio de Joseph Smith, como o Casamento Celestial e o batismo pelos mortos.

O termo "mórmon"

O termo Mórmon, geralmente usado para referir-se aos membros da Igreja, deriva do nome do profeta Mórmon, que é um dos autores e compiladores das escrituras que formaram O Livro de Mórmon, Outro Testamento de Jesus Cristo. Apesar de os termos mórmon emormonismo serem aceitos pela própria Igreja, a denominação oficial recomendada para os fiéis é santos dos últimos dias, ou o acrônimo emportuguês "SUD" e em inglês LDS (Latter-day Saints).

A sua sede fica situada nos Estados Unidos, especificamente no estado de Utah (o qual foi fundado pelos mórmons), na cidade de Salt Lake City. Está presente em mais de 160 países e hoje possui mais de treze milhões de membros, dos quais mais de metade estão fora dos Estados Unidos (dados oficiais de abril de 2007). A Igreja mantém registros cuidadosos de seus membros, e facilita-lhes a compilação e armazenagem de informações sobre a sua árvore genealógica. Essas informações são importantes devido à crença na possibilidade da salvação dos antepassados, através do batismo vicário feito pelos seus descendentes. Os membros da igreja acreditam que a salvação só poderá ser alcançada se os antepassados aceitarem o Evangelho no "mundo espiritual", lugar onde o espírito dos mortos aguarda a ressurreição.
O Grupo Santos dos Últimos Dias foi restaurado como na época de Jesus Cristo durante um movimento religioso restauracionista iniciado no século XIX nos Estados Unidos da América e liderado inicialmente por Joseph Smith Jr, definido pelos seus seguidores como primeiro Profeta desta época.

Doutrina e postura

Joseph Smith Jr. resumiu a doutrina da Igreja em treze pontos fundamentais
conhecidos como e os publicou no artigo Regras de Fé, a saber:

1. Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo.
2. Cremos que os homens serão punidos pelos seus próprios pecados e não pela transgressão de Adão.
3. Cremos que por meio da Expiação de Cristo, toda a humanidade pode ser salva por obediênciaàs leis e ordenanças do Evangelho.
1. Cremos que os primeiros princípios e ordenanças do Evangelho são: primeiro, Fé no SenhorJesus Cristo;segundo, Arrependimento;terceiro, batismo por imersão para a remissão depecados; quarto, Imposição de mãos para o dom do Espírito Santo.
2. Cremos que um homem deve ser chamado por Deus, por profecia e pela imposição de mãos, por quem possua autoridade, para pregar o Evangelho e administrar as suas ordenanças.
3. Cremos na mesma organização que existia na igreja Primitiva, isto é: apóstolos, profetas, pastores, mestres, evangelistas, etc.
4. Cremos no dom de línguas, profecia, revelação, visões, cura, interpretação de línguas, etc.
5. Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus, desde que esteja traduzida corretamente; cremos também ser o Livro de Mórmon a palavra de Deus.
6. Cremos em tudo o que Deus revelou, em tudo o que Ele revela agora, e cremos que ainda revelará muitas coisas grandiosas e importantes relativas ao Reino de Deus.
7. Cremos na coligação literal de Israel e na restauração das Dez tribos, que Sião (a Nova Jerusalém) será contruída no continente americano; que Cristo reinará pessoalmente na Terra; e que a Terra será renovada e receberá a sua glória paradisíaca.
8. Pretendemos o privilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência; e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde ou o que desejarem.
9. Cremos na submissão a reis, presidentes, governantes e magistrados, na obediência, honra e manutenção da lei.
10. Cremos em ser honestos, verdadeiros, castos, benevolentes, virtuosos e em fazer o bem a todos os homens; na realidade podemos dizer que seguimos a admoestação de Paulo: Cremos em todas as coisas, confiamos em todas as coisas, suportamos muitas coisas e esperamos ter a capacidade de tudo suportar. Se houver qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável, nós a procuraremos.
11. Cremos que os primeiros princípios e ordenanças do Evangelho são: primeiro, Fé no SenhorJesus Cristo;segundo, Arrependimento;terceiro, batismo por imersão para a remissão depecados; quarto, Imposição de mãos para o dom do Espírito Santo.

12. Cremos que um homem deve ser chamado por Deus, por profecia e pela imposição de mãos, por quem possua autoridade, para pregar o Evangelho e administrar as suas ordenanças.
13. Cremos na mesma organização que existia na igreja Primitiva, isto é: apóstolos, profetas, pastores, mestres, evangelistas, etc.